Só Cristo Salva

Só Cristo Salva
Nesse Nome Você Pode Confiar

Blog A Real Informação

Blog A Real Informação

Neste Blog você encontra tudo sobre

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Diminuem as mortes por câncer no DF, mas casos de mama e pulmão preocupam

Aos 27 anos, Luciana Cruz venceu a segunda batalha contra o câncer nos seios: 'Claro que mexe com a cabeça da gente, mas a vida vale muito mais' (Adauto Cruz/CB/D.A Press )
Aos 27 anos, Luciana Cruz venceu a segunda batalha contra o câncer nos seios: "Claro que mexe com a cabeça da gente, mas a vida vale muito mais"


O ano de 2012 foi o primeiro, em oito anos, a registrar redução no número de mortes por câncer no Distrito Federal. Dados da Secretaria de Saúde mostram que, no ano passado, a doença matou 2.101 pessoas, 32 a menos do que em 2011. Apesar da melhora no panorama, as variáveis mais letais — no pulmão e na mama — continuam em uma crescente agressiva. O ataque ao aparelho respiratório matou 256 pessoas, e aos seios, 179.

As razões para o desenvolvimento dessas enfermidades variam de organismo, mas se estima que o tabagismo seja a principal causa de 80% dos diagnósticos de câncer. Apesar de o DF ter conseguido diminuir a parcela fumante da população — são 17% dos habitantes contra 35%, em 1999 — a incidência vista hoje é consequência do vício. “Hoje, estamos colhendo os resultados de longos anos de tabagismo. Normalmente, é um câncer detectado em estágio avançado, com poucas chances de cura”, explica a chefe da Gerência de Câncer da Secretaria de Saúde, Cristina Scandiuzzi.

Leia mais notícias de Cidades

Mesmo sem jamais ter fumado um cigarro, Maria Amélia Silveira, 62 anos, recebeu diagnóstico positivo para a doença há dois anos. Era por isso que ela tossia insistentemente. “Fui pega de surpresa, mas logo corri para fazer a quimioterapia. Eu estava confiante, só que preocupada. Hoje, estou praticamente curada”, conta a moradora da Octogonal.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.