Como surgiu a expressão "imprensa marrom"?
Ela foi inspirada na expressão americana
yellow press ("jornalismo amarelo"), que surgiu no final do século XIX a
partir da concorrência entre os jornais New York World e The New York
Journal. Eles haviam entrado em guerra para ter em suas páginas as
aventuras de Yellow Kid, a primeira tira em quadrinhos da história.
A disputa nos bastidores foi tão pesada que o amarelo do cobiçado
personagem acabou virando sinônimo de publicações sem escrúpulos. Em
língua portuguesa, a expressão teve sua cor alterada no Brasil em 1959,
quando a redação do jornal carioca Diário da Noite recebeu a informação
de que uma revista chamada Escândalo extorquia dinheiro de pessoas
fotografadas em situações comprometedoras.
O jornalista Alberto Dines, hoje editor do programa de TV Observatório da Imprensa, preparava, para a manchete do dia seguinte, algo como "Imprensa
amarela leva cineasta ao suicídio". O chefe de reportagem do Diário,
Calazans Fernandes, achou o amarelo uma cor amena demais para o caráter
trágico da notícia e sugeriu trocá-la por marrom. "Assim, a expressão ‘imprensa marrom’ originou-se numa denúncia contra a própria imprensa
marrom", afirma Dines. Além de criar o novo termo, a manchete do Diário
da Noite contribuiu para o fim da criminosa revista Escândalo, fechada
logo em seguida.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.